Alimentos para curar as constipações

 

Para evitar que vírus ou bactérias oportunistas se aproveitem do nosso organismo para nele proliferar e gerar doença, é importante que o sistema imunitário esteja fortalecido.

 

A famosa vitamina C

Todos a identificamos como a mais forte das vitaminas para estimular o sistema imunitário e é parte integrante do tratamento das constipações, embora seja igualmente, e talvez até mais importante, na prevenção das mesmas.

Sabemos que a vitamina C encontra-se nos alimentos cítricos, tais como laranja, limão, kiwi, mas na verdade a rainha da vitamina C nas frutas é a acerola, com cerca de 1,6 g de vitamina C por 100g de produto comparativamente a mesma quantidade de laranja tem 136 mg. No reino vegetal pela mesma quantidade são as ervas aromáticas que ganham expressão tais como cebolinho, salsa, coentro, tomilho e o pimento, pimenta e couves têm igualmente uma boa percentagem.

 

Podemos usar nas saladas, legumes salteados e sumos as ervas aromáticas de forma a conseguirmos retirar o máximo partido desta vitamina uma vez que é termo sensível e devemos consumir as suas fontes o menos confeccionadas possíveis.

 

Os cogumelos

A área da micologia tem muito que se lhe diga. Embora seja uma área pouco conhecida e o consumo dos cogumelos, para a maioria das pessoas, é porque faz umas massas gostosas, o que é certo é que os cogumelos são potentes estimuladores do sistema imunitário. Nunca se esqueça, um sistema imunitário forte dá menos espaço às infeções sejam as suas origens quais forem. Por exemplo, o cogumelo shiitake, bastante comum nos supermercados, tem um polissacarídeo chamado de lentinan. Este composto aumenta a atividade de determinadas células do sistema imunitário e por vezes pode ser até associado a medicação para potenciar o tratamento de determinados vírus. Mas você pode consumir este composto no seu prato, não é uma maravilha?

Então lave bem o cogumelo shiitake. De seguida fatie os cogumelos e reserve. De seguida fatie, finamente dentes de alho, tantos quantos gostar e coloque-os numa frigideira com um pouco de azeite. Salteie-os e acrescente os cogumelos e tempere com pimenta preta, flor de sal, 1 colher de chá rasa de mostarda Dijon, 100ml de vinho branco e deixe evaporar o álcool sempre em lume brando. Assim que tiver cozinhado, acerte os temperos e sirva. São os nossos cogumelos shiitake à bolhão pato.

 

Zinco o aliado

Todos os alimentos ricos em zinco são bem-vindos.

 O zinco regula, entre muitas outras funções, as células do sistema imunitário. Pense que, mais que nunca o seu corpo beneficia de nutrientes funcionais. Na alimentação encontra em doses simpáticas nas ostras, cereais, sementes e frutos secos.

Introduzir no seu dia alimentar este nutriente não me parece ser desafiante, por exemplo, ingerir o seu punhado diário de frutos secos já lhe irá dar um bom aporte de zinco. As sementes, como sementes de girassol e abobora são versáteis e podem ser adicionadas como topping numa papa ou overnight, pode ser adicionado numa salada, legumes ou através de manteiga, pode colocar manteiga de fruto seco sobre o seu pão.

 

Fermentados

OS fermentados não são muito tradicionais da nossa alimentação, mas têm vindo a ganhar, nos últimos anos, alguns adeptos. Temos por exemplo o kefir, a kombucha, o tradicional iogurte, pickles e até às azeitonas são consideradas produto fermentado. Estes alimentos são ricos em bactérias que reequilibram a nossa saúde intestinal. O nosso intestino é porta de entrada não só de vírus, mas também dos nutrientes que são tão necessários para a manutenção da saúde, logo, a sua permeabilidade deve estar em equilíbrio. Inclua diariamente estes alimentos.

Ao meio da manhã ou tarde 1 iogurte, se não o consumiu pode sempre ser o seu “molho” da salada. Antes de dormir 100ml de kombucha e pode ainda usar como snack as azeitonas.

 

Alimentos ricos com ácido fólico

Entristece-me quando recebo em gabinete pessoas que não têm ideia de certos parâmetros analíticos pois os mesmos, principalmente os nutricionais, não são, na maioria das vezes tidos em conta pelos médicos. O áclido fólico atua em sinergia com todos os nutrientes, na verdade todos os nutrientes e bactérias do nosso corpo trabalham em sinergia o que faz com os órgãos, por sua vez, também façam o seu trabalho de equipa. Mas o acido fólico contribui para a formação de novas células bem como na reparação do ADN celular. A sua ação antioxidante é de louvar, pelo que é bom termos um bom aporte de acido fólico, caso não o tenhamos, fortalecer a nossa alimentação com esta vitamina.

A maior fonte de acido fólico é a levedura de cerveja, mas pode ser encontrado também no reino animal no peru, principalmente nas vísceras como o fígado, mas praticamente nas mesmas quantidades temos nas leguminosas como feijão azuki, feijão mungo, grão de bico e também nas algas como agar.

 Com a alga agar pode engrossar molhos ou até fazer gelatina, terá aqui uma fonte de vitamina B9, juntando a uma refeição por dia na presença de leguminosas atestará facilmente as suas necessidades, no entanto, antes de aumentar o consumo ou até mesmo suplementar avalie nas suas análises de sangue.

Componentes antioxidantes

Já falamos da vitamina C, mas também tem a vitamina A e E. Além destas vitaminas tem outros nutrientes, os chamados fito nutrientes que são potentes antioxidantes que reduzem a oxidação e inflamação e estimulam o sistema imunitário.

Vitamina A encontramos nos alimentos cor de laranja, como a cenoura e batata doce laranja, mas encontra também em nas vísceras de animais e em algumas especiarias tais como paprika, pimenta caiena e folhas verdes. Enquanto a vitamina E, está muito associada aos óleos como óleo de amendoim, óleo de girassol e azeite.

Facilmente ingerimos estas vitaminas com o tempero a frio de saladas ou 1 fio de azeite sobre o seu pão como antigamente fazíamos e tem as propriedades integrais da vitamina E. Imagine salada de cenoura temperada com 1 fio de azeite conseguirá ter acesso a estes nutrientes.

Quando se fala de fito nutrientes, falamos de nutrientes específicos e únicos no reino vegetal «fito». Então é usar estes alimentos, folhas verdes, legumes, tubérculos para lhe proporcionar um aporte interessante.

Por Magda Roma

 

Deixe um comentário

Fechar MENU