1. Planear a alimentação

Se não planeia e apenas abre o frigorífico e serve-se vai dar em asneira ou pela qualidade ou pela quantidade alimentar. Prefira ingerir alimentos crus, cozidos, assados ou salteados. Não ingerir alimentos com calorias desnecessárias e nada saciantes como refrigerantes, doces e sumos que não sejam naturais e com polpa/fibra adicionada. Mastigar bem os alimentos não só ajuda o processo digestivo como aumenta a saciedade. Não há tolerância aos brancos (sal, açúcar, farinhas refinadas)

  1. Actividade física

O exercício físico estimula o metabolismo e aumentam o gasto energético logo é um aliado na perda de peso, gestão de peso e também na tonificação do seu tecido muscular. Mesmo estando em casa não deixe para depois o pouco que pode fazer, pois o pouco é muito se não fizer nada.

E porque não, mesmo não tendo horários para sair para trabalhar e deixar as crianças na escola, se for esse o seu caso, acordar cedo e praticar actividade física.

  1. Descanso

Agora em casa o sofá e a cama podem parecer os nossos melhores companheiros. Já entendemos que não o devemos de estar apenas no sofá e na cama, no entanto, o descanso é fundamental, mas com regras.

Acordar naturalmente é algo que é uma bênção e irá aperceber-se que um corpo revigorado e equilibrado irá acordar de forma natural e gradual após as horas que lhe são necessárias ao descanso. Então acredite, quando o corpo estiver revitalizado irá acordar cedo quando se deitar igualmente cedo respeitando o bio-ritmo corporal.

Reparou que eu meti (1.) em todas? Não foi engano, embora pareça, mas na realidade as 3 acções são importantes de igual forma.

  • Sem descanso não há força para o exercício físico e coragem para programar a sua alimentação;
  • Sem exercício físico, não há energia para programar a alimentação adequada nem cansaço para descansar, e,
  • Sem programação alimentar não há força para o exercício físico e equilíbrio para o descanso vir à hora que tem que vir…

Faça a sua escolha, mas faça-a de forma consciente. 

Os seus actos de hoje trarão as consequências correspondentes no amanhã. 

Deixe uma resposta

Fechar MENU