Neuropatia afecta uma percentagem significativa de pessoas e os grupos considerados de risco são: Diabéticos, Alcoólicos e Vegetarianos.
 
Esta é a nova campanha de sensibilização: https://sic.sapo.pt/sugestoes-sic/2018-08-08-Perda-de-sensibilidade-formigueiro-e-ardor-sao-sintomas-de-Neuropatia
Sem dúvida que a deficiência de vitamina B12 pode causar neuropatia, no entanto, diabéticos e alcoólicos vegetarianos ou não também podem sofrer. Agora expliquem-me, se os vegetarianos tiverem bons níveis de vitamina B12, porque são um grupo de risco?
Sou nutricionista e nestes anos de trabalho, nunca vi tantas “campanhas” para desviar esta orientação alimentar. Desde que seja bem gerida não há qualquer deficiência, mas sim entendo que haja muitas pessoas que desconhecem os ques e os ses da importancia da alimentação e, independentemente da sua orientação alimentar, podem ter deficiências graves, não só nesta vitamina mas em muitos outros nutrientes.
Em gabinete felizmente atendo quer pessoas vegetarianas quer pessoas não vegetarianas e o maior déficit de B12 que tenho entre os meus pacientes são nos não vegetariano, portanto grupos de risco no que respeita às orientações alimentares deveriam ser contemplados todos os que fazem uma alimentação não saudável e equilibrada, no meu ponto de vista, claro.
 
Numa procura no pubmed sobre neuropathy e vegetarians aparecem 6 trabalhos publicados que visam que a suplementação correta não promove qualquer problema: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=neuropathy+vegetarians

Deixe uma resposta

Fechar MENU