A celulite tem diversas origens e podem ser tratadas através da alimentação, exercício fisico e pela estética. Mas afinal o que é a celulite? Além do que todas conhecemos e identificamos a celulite, como aspecto de casca de laranja, a celulite morfologicamente é chamada de Lipodistrofia ginoide.

Trata-se da alteração do tecido subcutâneo, resultante de um armazenamento anormal de gordura nos adipócitos (células adiposas da hipoderme) e de água (derme e hipoderme), confere à pele um aspecto noduloso. À medida que os adipócitos aumentam de volume, as suas membranas deformam-se, e repuxam os pontos de fixação cutânea, o que confere à pele o aspecto “casca de laranja”. Este, processo é resultante de uma diminuição da circulação veno – linfática e consequentemente de um empobrecimento nutritivo e retenção de toxinas, evoluindo para a situação de edema com perda de elasticidade e aparecimento de fibrose. Este processo converte as zonas de acumulação preferencial de gordura, em zonas inertes que não reagem ao exercício físico, nem mesmo aos regimes de emagrecimento mais radicais.

Na alimentação, temos à nossa disposição alguns alimentos que têm o poder anti-oxidante que poderão ajudar na eliminação da inflamação dos tecidos.

  • Com acção drenante a Alcachofra, ananás, aipo e cereja.
  • Com acção anti-oxidante, o tomate através de vitaminas e fitonutrientes tal como o licopeno, o ananás, rico em vitamina C e fibra, o ananás e alcachofra.
  • A agua é fundamental para hidratar todos os tecidos e ajudar na eliminação de toxinas bem como auxilia o aumento da drenagem de líquidos acumulados. Caso a ingestão de água possa ser potencializada com algum composto que promova a eliminação da celulite porque não começar desde já a tomar? Pode fazer infusões, chás e sumos com acção desintoxicante.

 

Infusão 1: 1 colher de sopa de carqueja, 1 colher de sopa de príncipe, 2 cascas de limão e 1 flor de anis com 1 litro de água. Ferva durante 5 minutos.

Infusão 2: 1 colher de sopa de perpetua roxa e 1 colher de flor do sabugueiro. Ferva durante 5 minutos.

Sumo matinal: 1 kiwi, 1 dl de limão e 2dl de água. Coloque tudo num liquidificador e coloque 1 colher de frutose.

Deixe uma resposta

Fechar MENU