Esta publicação é só para Mulheres.
Pois é, Menopausa, aquela meta que nos indica que deixamos de poder dar origem a uma vida.
Aquela meta que cria alterações no nosso corpo, muitas vezes ténues, outras vezes assustadoras.
O desequilíbrio pode ser tal que origina vários problemas de saúde, mas isso pode ser colmatado com modificação do comportamento de vida e, claro, alimentação, de forma a que seja possível atenuar os sintomas, caso existam e prevenir uma série de problemas futuros associados à menopausa.
MAS AFINAL O QUE É A MENOPAUSA?
A menopausa define-se como a última menstruação, confirmada após 12 meses consecutivos de amenorreira (ausência de menstruação), sendo esta devida à paragem definitiva do funcionamento do ovário.
Porque ocorre a menopausa?
O ovário tem como função ovular (libertação do ovócito presente nos folículos do ovário), estando esta atividade associada à produção das hormonas sexuais femininas (estrogénio e progesterona), com o objetivo final de promover de promover uma fecundação e por sua vez uma gravidez.
O funcionamento do ovário está intimamente relacionado com as menstruações. As hormonas produzidas ciclicamente pelo ovário vão atuar no endométrio (parte interna do útero) levando à sua estimulação e, se não houver uma gravidez, à sua posterior descamação – menstruação. A mulher nasce com uma reserva de folículos definida que vai diminuindo ao longo de toda a sua vida. Quando a quantidade de folículos presente no ovário se encontra abaixo de um limiar e a reserva ovárica se esgota, este deixa do funcionar e de produzir as suas hormonas, levando ao aparecimento de alterações físicas e psíquicas.
Com quantos anos a mulher entra na menopausa?
A idade média em que ocorre a menopausa não se tem alterado ao longo dos anos. Nos países ocidentais, na maioria das mulheres a menopausa ocorre entre os 45 e os 55 anos, sendo a idade média de 51 anos.
Quais os sintomas da menopausa?
Durante o período da peri-menopausa, algumas mulheres começam a ter vários sintomas que podem ser mesmo intensos, enquanto outras podem não ter mesmo qualquer tipo de queixa.
- Aumento do risco de doenças cardiovasculares
- Aumento de peso
- Aumento de gordura visceral
- Secura vaginal
- Diminuição de massa óssea – osteoporose
- Diminuição de libido
- Irritabilidade
- Ansiedade e depressão
- Insónias
- Dores de cabeça
- Fadiga
- Calores súbitos
A nutrição tem vindo a desenvolver-se no âmbito da saúde da mulher com incidência no auxilio dos sintomas e equilíbrio dos sinais ou patologias previstas com o surgimento desta fase na mulher.
Consulte um/a nutricionista que pode fazer a diferença.
Nunca se esqueça, você é única e o que funciona com a sua vizinha pode não funcionar consigo.

Texto, parcialmente baseado em
Menopausa - o que é, sintomas, idade que ocorre, aliviar sintomas (saudebemestar.pt)