Tantas recomendações que existem nas redes sociais, nas entidades competentes, nos meios de comunicação social que nos motivam e alertam para as medidas de segurança mas, em conversa com uma paciente surgiu-me a real importância de alertar-vos para algo que ainda ninguém abordou.

Devemos consumir alimentos de origem vegetal com casca, como por exemplo?

Sim, claro, se for de origem biológica. Penso que isto já todos temos um pouco a noção, uma vez que os alimentos de origem não biológica além de absorverem fito-sanitários da terra, estes alimentos são também pulverizados por tantos outros e estes fixam-se também na casca.

Ora, vamos então comprar, por exemplo, maçãs biológicas para podermos comer a casca que é rica em nutrientes e fibra que são tão essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas… eis que surge a Covid-19.

Esta é uma patologia gerada pelo vírus SARS-CoV-2 que é um vírus também de superfície. Ora pense, então vai ao supermercado biológico escolher as suas maçãs biológicas, e enquanto toca nas maçãs, alguém antes de si já tocou. Imagine que quem antes tocou estava contaminado!

Já percebeu o que pode acontecer? Trazer o vírus para a sua casa, para a sua fruteira, para outras superfícies e, passar por água a sua maçã antes de a trincar não chega.

É certo que o poder do ácido do estômago pode provocar o extermínio deste vírus, mas, no entretanto, você tocou na maçã, você colocou-a na fruteira, você ou alguém da sua família tocou também, e no entretanto levou a maçã à boca e terminou de comer a maçã, levou a mão aos olhos ou ao nariz….

O que sugiro é que coloque os seus vegetais e legumes sejam ou não biológicos, independentemente de virem acondicionados, embalados ou de compra a granel, em “amokina” ou em algo que possa substituir, como por cada 1250 mililitros de água coloque 1 colher de café de hipoclorito de sódio (lixívia). Dilua nestas proporções e atenção, não é porque coloca mais lixívia na mesma quantidade de água que vai “matar” mais as bactérias e vírus, mas provavelmente poderá provocar-lhe danos no seu organismo, por isso, atenção siga mesmo estas doses.

Por cada 1,250 litro de água dilua 1 colher de café de hipoclorito de sódio.

Como desinfectar os alimentos:

  1. Coloque os alimentos numa taça com a diluição acima mencionada.
  2. Deixe os alimentos cerca de 10 a 20 minutos.
  3. De seguida exclua essa água e passe em água corrente os alimentos previamente desinfectados.
  4. Retire o excesso de água com papel absorvente e reserve os alimentos.

Como desinfectar as embalagens?

  1. Limpe as embalagens de plástico, vidro, metal com um pano com álcool. Passe sobre a embalagem. Em caso de embalagens de cartão, sugiro retirar o interior da embalagem de cartão e reciclar a mesma. Escrevendo com uma caneta o nome produto e a data de validade.

Mantenha-se salvo. Todo o cuidado é pouco.

Deixe uma resposta

Fechar MENU