Sais inorgânicos

Os minerais são micronutrientes importantes para a boa gestão do nosso organismo. Há formas de adquirir os nutrientes de mais fácil absorção e outros de mais difícil ou até nula absorção, como é o caso do carbonato de cálcio. Naturalmente encontra-se na crosta terrestre mas é também produzido de forma sintética e é a forma mais económica de suplementar ou enriquecer determinado produto alimentar com este suposto mineral.

O carbonato de cálcio tem um pH elevado, logo muito alcalino e pode já estar a pensar que poderá tomar para “alcalinizar o seu corpo” mas este vai prejudicar o processo de digestão, neste caso dos alimentos, recorde-se que estamos a falar de cereais de pequeno almoço ou de todos os alimentos que têm o “enriquecimento em cálcio” neste formato. O pH do nosso estômago é ácido devido ao HCl que naturalmente produzimos e que assim terá que ser para o processo digestivo se dar a nível do estômago. Ao ingerir alimentos enriquecidos com cálcio neste formato, acredite, a digestão tornar-se-á mais difícil o que compromete também a absorção deste e dos restantes nutrientes.

Este formato de cálcio, o carbonato de cálcio, é também comum se encontrar na suplementação, no entanto e segundo a minha opinião a forma de mais fácil digestão e absorção de cálcio deverá ser formiato de cálcio mas, sempre enriquecido com magnésio e vitamina D3.

Devemos sim consumir alimentos naturalmente enriquecidos em cálcio como folhas verdes, algas, sementes e cereais, sim mas naturais.

Podia continuar a descrever o que não considero ser saudável em cereais de pequeno almoço claramente processados para viciar e aliciar a sua compra e o seu consumo, mas penso que com estes 4 temas trabalhados, o carbonato de cálcio, o açúcar, a acrilamida e os famosos emulsionantes ficou já com uma maior consciencia.

A pergunta que surge de seguida é, então o que eu dou aos meus filhos, e, só aqui para nós, eu tenho alguns pacientes adultos que comem cereais açucarados de pequenos almoços, ao pequeno almoço?

Eu respondo, cereais sim mas integrais, como aveia integral biológico, cevada integral biológico, flocos de milho biológico, com bebida vegetal ou iogurte OU então uma panqueca com fruta OU 1 ou 2 fatias de pão com manteiga vegetal ou creme de barrar OU 1 Batido de fruta e vegetais OU ….

MR

Fontes:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15734899

https://thetruthaboutcancer.com

Deixe uma resposta

Fechar MENU