A alimentação vegetariana tem sido largamente estudada nos últimos anos, nomeadamente, na prevenção de doenças muito prevalecentes na nossa sociedade.
Estudos epidemiológicos têm documentado benefícios importantes e mensuráveis das dietas vegetarianas e outras à base de produtos vegetais, tais como a redução da prevalência de:
 Doença oncológica
 Obesidade,
 Doença cardiovascular
 Hiperlipidémias
 Hipertensão
 Diabetes

Os benefícios associados à dieta vegetariana poderão ser justificados devido ao menor consumo de produtos de origem animal e/ou ao maior consumo de produtos de origem vegetal. Por um lado, o consumo excessivo de produtos de origem animal tem sido relacionado com um risco aumentado de vários tipos de doenças crónicas. Por outro lado, produtos alimentares como fruta e hortícolas, leguminosas, cereais integrais e frutos gordos têm sido associados a um menor risco de doenças crónicas e a uma maior
longevidade, o que parece, per se, trazer benefícios possivelmente tão ou mais relevantes do que os malefícios do consumo excessivo de produtos de origem animal.


A adopção de uma dieta vegetariana não implica, à partida, mais saúde. São necessárias escolhas alimentares adequadas e um estilo de vida saudável, tal como na dieta não vegetariana.
Uma dieta vegetariana, se mal planeada, com défice de nutrientes ou com excesso de sal ou gordura, por ex., pode ser bastante prejudicial para a saúde.

Os benefícios encontrados na literatura científica relativamente à dieta vegetariana não devem ser vistos à luz de alguns alimentos ou nutrientes isoladamente, mas como o resultado de uma presença constante, diversificada e sinérgica de vários produtos de origem vegetal, bem como de uma provável associação a um estilo de vida saudável.

O meu livro “O livro das receitas vegan” com a co-autora Mónica Venda vem ajudar nos primeiros capítulos a entender mais sobre as alternativas que o reino vegetal nos dá e como podemos alterar o nosso comportamento alimentar de forma segura e saudável. Tem mais de 100 receitas que irão ajudar a inovar na sua cozinha e trazer mais saúde a todos.

Deixe um comentário

Fechar MENU